A Importância da Suplementação na Oncologia

O câncer é o termo utilizado para descrever uma doença que tem mais de cem formas de acometer a saúde de uma pessoa. O câncer decorre de um crescimento anormal e desordenado das células que podem se alastrar por tecidos e órgãos do corpo. As células poderão se dividir rapidamente o que poderá ocasionar o desenvolvimento de tumores, pois escapam da proteção do organismo e, assim, ocorre a neoplasia.

A incidência da doença decorre de elementos multifatoriais como o envelhecimento, o aumento da população, assim como dos fatores de riscos como o sedentarismo, ingestão de álcool, tabaco, alimentação imprópria, condições imunológicas, mutação genética, entre outros.

Apenas em 2018 ocorreram em torno de dezoito milhões de novos casos e 9,6 milhões de mortes em seus mais variados tipos.

No Brasil, o câncer vem aumentando consideravelmente e com isso se manifesta estudos e aumento na excelência do tratamento. Um bom exemplo é integrar e mostrar a importância da equipe multidisciplinar (nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas…) para o trabalho em prol da saúde do paciente.

Para a diminuição de risco de câncer os hábitos saudáveis como dieta balanceada, check up, sono regulado, atividade física e outras ações benéficas ao corpo podem auxiliar e trazer melhor qualidade de vida.

Além do tratamento convencional e de novas técnicas existe a implementação de alimentos indicados por nutricionistas que poderão auxiliar o paciente trazendo maior fortalecimento de seu organismo.

Uma alimentação balanceada para o paciente poderá trazer menos impacto devido aos possíveis efeitos colaterais que um tratamento com uso de quimioterapia, radioterapia, fármacos, técnicas de imunoterapia e transplante de medula podem trazer para seu organismo.

O corpo poderá atuar em benefício do paciente quando for incluída uma boa alimentação durante um momento tão delicado na vida do paciente pois estes precisam de uma alimentação que fortaleça seu sistema imunológico, para tanto, a atuação do nutricionista se torna imprescindível pois deverão ser adotadas estratégias para dar maior eficácia em seu tratamento.

Vale ressaltar que a terapia nutricional na oncologia vem ganhando espaço, pois nas principais categorias de tratamento do câncer abalam significativamente as necessidades nutricionais e alteram hábitos alimentares, a desnutrição pode levar a hospitalização prolongada diminuindo a resposta imunológica e deflagrando maior probabilidade do tratamento se prolongar ou trazer consequências mais graves.

A Terapia Nutricional é um elemento inovador no tratamento de pacientes auxiliando na terapia anticâncer. O objetivo seria dar suporte e suprimento nutricional de acordo com as necessidades do paciente em prol de sua recuperação e manutenção do peso, o que pode resultar em uma melhora de seu quadro clínico.

A Terapia Nutricional poderá ser um grande aliado pois um dos efeitos dos tratamentos poderá ser a perda de peso o que poderá acarretar a desnutrição do paciente oncológico e a baixa de sua imunidade pois o corpo passa por mudanças fisiológicas e alterações metabólicas o que acarreta a perda do índice de proteína nos músculos.

Dessa forma, a orientação quanto a dieta do paciente deverá estar de acordo com a etiologia do câncer que acomete o paciente, os tratamentos que estão sendo administrados, seu metabolismo e os efeitos adversos dos quais ocorrem em seu corpo, assim poderá ser analisado por seu nutricionista para adequar sua alimentação e a possibilidade de uso de suplementos nutricionais.

Em contrapartida, a desnutrição poderá dificultar diretamente o tratamento do paciente em seu processo de cura e trazer possíveis complicações durante o tratamento pois pode trazer carência de nutrientes em seu organismo.

Portanto, a Terapia Nutricional deverá ser feita individualmente, de acordo com a tolerância do paciente acometido por câncer, observando seu organismo como sua atividade gastrointestinal, os efeitos colaterais e quais serão as restrições alimentares que deverão ser aplicadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + dois =

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?