Vida Saudável

Para manter uma vida saudável, é preciso mais do que apenas uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a ‘’saúde é definida como o bem-estar mental, físico e social e vai além da ausência de doenças’’.

Uma vida saudável pode fazer a diferença em uma rotina estressante em que você pensa que não tem tempo para nada. Não há regras a serem seguidas para manter seu bem-estar físico, mental e social, basta apenas separar um pequeno espaço de tempo para realizar algumas atividades físicas, preparar uma comida balanceada e até mesmo praticar a meditação. São diversos os benefícios que podemos ter quando praticamos uma vida saudável. Prevenimos doenças, nos mantemos dentro do peso, tornando a atividade física uma prática regular, temos uma sensação de bem estar e disposição.

Estabelecer uma alimentação saudável faz grande diferença. Ajuda a melhorar o sistema imunológico, qualidade do sono, humor, perda de peso e até mesmo na capacidade de concentração. Para ter uma alimentação balanceada é importante que ela seja variada e que contenha todos os grupos alimentares. Seguir o conceito de variabilidade alimentar, sugere que se tenha ao menos 30 alimentos diferentes mensal. Lembrando que produtos embutidos, bolachas recheadas, entre outros podemos substituir por frutas ou sobremesas não tão calóricas que saciam a vontade do açúcar. Além disso, não podemos esquecer da água, um componente essencial para o transporte de nutrientes no organismo e a hidratação. A orientação é ingerir 30 mL de água por quilo de peso no dia, o que equivale a cerca de dois ou três litros de água ao dia.

Quando falamos de saúde mental, automaticamente pensamos nas doenças mentais, entretanto, implica muito mais do que a ausência de doenças. A saúde mental está relacionada à forma como uma pessoa reage às exigências da vida e ao modo como se harmoniza desejos, sentimentos, eventos, capacidades e emoções. Para manter o estado harmonioso é bem simples, basta manter bons hábitos, reservar um tempo de lazer, aceitar-se e às outras pessoas com suas limitações, manter um sentimento positivo consigo, evitar o uso de drogas, cigarro e álcool.

Na qualidade do sono, quando nos privamos, experimentamos algumas condições desagradáveis e até graves de saúde, como o desenvolvimento de diabetes, depressão, obesidade, doenças renais e o comprometimento do sistema imunológico. Para se ter uma boa noite de sono e um aproveitamento melhor do dia, a recomendação é que se tenha 8 horas de sono ao dia. Porém, com uma rotina agitada, a média de horas que as pessoas estão dormindo é de 6 a 8 horas durante a semana.

Dessa forma separamos algumas dicas para tornar seu sono mais agradável. Quando for dormir, prefira uma cama, arrume os lençóis e pegue uma coberta confortável, desligue a luz e mantenha o ambiente fresco. Geralmente, adormecer com o som de chuva ou ruídos brancos pode facilitar.

Praticar atividade física pode trazer diversos benefícios para a saúde, além de melhorar o funcionamento do organismo, as dores, reduz a pressão arterial, consegue combater depressão, estresse e ansiedade, alivia a tensão muscular, melhora a postura, auxilia contra a diabetes, osteoporose, risco de infarto e ajuda a manter saudáveis os níveis de melatonina e cortisol, um ajuda o corpo a entrar em estado de sonolência e o outro é o responsável por dar energia ao corpo. Caminhe, corra, dance, pratique exercícios. Você precisa se movimentar para que o seu corpo funcione melhor. Escolha uma atividade que você goste e mantenha o compromisso de fazê-la, pelo menos três vezes por semana. Estabeleça ao menos 30 minutos a 1 hora de exercícios ao dia e você obterá resultados que lhe levaram para uma vida saudável.

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